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Supermercados acumulam 1,90% de crescimento nas vendas

Supermercados acumulam 1,90% de crescimento nas vendas

Sexta-feira, 30 de novembro – As vendas reais do autosserviço acumulam crescimento de 1,90%, de janeiro a outubro, na comparação com o mesmo período do ano passado, de acordo com o Índice Nacional de Vendas da Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS), apurado pelo Departamento de Economia e Pesquisa da entidade.

 

No mês de outubro, as vendas do setor apresentaram alta real de 0,45% na comparação com o mês de setembro, e crescimento de 1,58% em relação ao mesmo mês de 2017. 

 

Para o presidente da ABRAS, João Sanzovo Neto, nos últimos meses, o consumidor se manteve mais cauteloso em relação aos gastos, principalmente pelas incertezas do cenário econômico e político que as eleições geraram. “Após esse período, já percebemos que a confiança está voltando gradativamente, tanto para os empresários, como vimos na pesquisa ABRAS/GfK abaixo, quanto para os consumidores.”

 

Sanzovo destaca ainda que dezembro será um mês significativo para os supermercados com a chegada de renda extra da população aliada à aproximação das festas de Natal e Ano Novo. “Nos próximos dias, mais de 84 milhões de brasileiros receberão o pagamento do 13º salário, que deverá injetar cerca de R$ 211 bilhões na economia, segundo estimativa do Dieese. Estamos otimistas e acreditamos que o rendimento adicional auxiliará em bons resultados para o nosso setor.”



Abrasmercado

No mês de outubro, o preço da cesta de produtos *Abrasmercado, pesquisada pela GfK e analisada pelo Departamento de Economia e Pesquisa da ABRAS, registrou alta de 0,78%, passando  de R$ 460,29 para R$ 463,88.



Os produtos com as maiores quedas nos preços em outubro foram: leite longa vida, ovo, massa sêmola espaguete, e café torrado e moído.  As maiores altas foram registradas nos itens: tomate, batata, cebola e arroz.



Regiões (Abrasmercado)

Em outubro, a Região Norte foi a única que apresentou queda nos preços da cesta Abrasmercado (-2,25%), chegando a R$ 506,76. A maior variação   foi registrada na Região Sul (1,74%).



Índice de Confiança

Os empresários do autosserviço estão mais otimistas, de acordo com o Índice de Confiança do Supermercadista, elaborado pela ABRAS em parceria com a GfK. Em outubro, a pesquisa registrou 57,7 pontos (numa escala de 0 a 100), ante 50,1 pontos, registrados no bimestre de julho/agosto, maior resultado da série iniciada em janeiro/fevereiro de 2015.

Dentre as principais causas que contribuíram para melhorar a confiança dos empresários de supermercados, a perspectiva do novo governo em 2019. Para 65% dos entrevistados na pesquisa, a situação de seus negócios irão melhorar nos próximos seis meses.


Fonte: Assessoria de Comunicação da ABRAS