Supermercados de Mato Grosso são parceiros da campanha Natal para Todos
Mato Grosso possui aproximadamente 400 mil pessoas em situação de extrema pobreza. Por esse motivo a campanha “Natal para todos” lançada pelo Governo do Estado na segunda-feira (16.11) tem o propósito de conquistar a adesão dos 141 municípios mato-grossenses.
Coordenada pelo Núcleo de Ações Voluntárias e Secretaria de Estado de Trabalho e Assistência Social (Setas-MT), a campanha conta com a parceria da Associação dos Supermercados de Mato Grosso (Asmat), de diversas empresas, instituições e da sociedade organizada.
Os interessados em doar poderão levar os alimentos não perecíveis aos postos de arrecadação que estarão espalhados por todo o Estado até o dia 20 de dezembro, quando a campanha será encerrada junto à edição de Natal do projeto Vem pra Arena.
“Todas as cidades terão pontos de arrecadação. Entre esses locais estão os supermercados, porque temos a parceria da Associação dos Supermercados e Associação dos Atacadistas que estão nos apoiando”, explicou a coordenadora da NAV e primeira dama de Mato Grosso, Samira Martins Taques.
O secretário de Estado de Trabalho e Assistência Social, Valdiney de Arruda, explicou que as entregas vão ocorrer simultaneamente com as doações e o perfil das instituições e famílias beneficiadas. “A entrega será feita simultaneamente à arrecadação. São casas que lidam com a população mais vulnerável, de crianças e idosos, ONGs que trabalham com esse público que também vão se cadastrar. De fato agora vamos fazer um trabalho de reconhecimento melhor, de cadastramento através do NAV".
Segundo o secretário, o número de pessoas na condição de extrema pobreza dobrou nos últimos quatro anos. “O Estado deve fazer o seu papel, mas também precisamos do apoio da sociedade, numa ação voluntária e vitoriosa”, ponderou o titular da Setas.
Para o governador Pedro Taques, a campanha é uma ação significativa e diferenciada. “A ideia é de que não existe mais interesse público ou particular. Existe, sim, interesse social. Não podemos mais separar o Estado da sociedade. Por isso estamos aqui convidando a sociedade para aderir a esta grande campanha”, frisou.
O presidente da Asmat, Alessandro Morbeck, fez questão de frisar que os supermercados estão empenhados na campanha como pontos de arrecadação, em parceria com a comunidade. “Temos até o momento 64 pontos de arrecadação cadastrados no Estado, sendo 36 supermercados de Cuiabá e Várzea Grande e 28 do interior. Todo alimento arrecadado no dia será retirado pelo Exército Brasileiro e levado para o Ginásio Aecim Tocantins, e de lá destinado à doação. Portanto, não haverá acúmulo de doações”, disse.
O Lions Clube é uma das dezenas de entidades parceiras. “Nós temos uma legião de voluntários de aproximadamente cinco mil pessoas e todos estarão envolvidas na campanha Natal para todos”, afirmou o ex-governador do clube, Antônio Zaga.
Comandante da 13ª Brigada de Infantaria Motorizada, o general de Brigada José Carlos Braga de Avellar, enalteceu a iniciativa do governo. “O Exército Brasileiro tem como ‘lema braço forte e mão amiga’. Portanto, esta é uma oportunidade imperdível de mostrarmos o lado humano do Exército. Fazemos questão de participar desta campanha, grande iniciativa social”.
O arcebispo de Cuiabá, Dom Milton Santos de Figueiredo, abençoou a campanha. “Esperamos que essa nossa filantropia, sob os olhos de Deus, transforme em amor e comunhão. Esta é uma iniciativa que representa uma grande alavanca para mexer com o mundo, para tornar os corações mais generosos, principalmente neste momento de tantas turbulências”.
DOAÇÃO
Durante o lançamento da campanha, o Colégio Isaac Newton deu uma grande demonstração de responsabilidade social ao doar 3 toneladas de alimentos que foram arrecadados pelos alunos que participaram da edição 2015 da Feira Cultural.
A campanha conta com a parceria da Defesa Civil, do Lions, Associação dos Supermercados de Mato Grosso (Asmat), Associação Mato-grossense de Atacadistas e Distribuidores (Amad), Rotary Club, Exército Brasileiro, Associação das Primeiras-Damas dos Municípios de Mato Grosso, Maçonaria e Igreja Católica.
Coordenada pelo Núcleo de Ações Voluntárias e Secretaria de Estado de Trabalho e Assistência Social (Setas-MT), a campanha conta com a parceria da Associação dos Supermercados de Mato Grosso (Asmat), de diversas empresas, instituições e da sociedade organizada.
Os interessados em doar poderão levar os alimentos não perecíveis aos postos de arrecadação que estarão espalhados por todo o Estado até o dia 20 de dezembro, quando a campanha será encerrada junto à edição de Natal do projeto Vem pra Arena.
“Todas as cidades terão pontos de arrecadação. Entre esses locais estão os supermercados, porque temos a parceria da Associação dos Supermercados e Associação dos Atacadistas que estão nos apoiando”, explicou a coordenadora da NAV e primeira dama de Mato Grosso, Samira Martins Taques.
O secretário de Estado de Trabalho e Assistência Social, Valdiney de Arruda, explicou que as entregas vão ocorrer simultaneamente com as doações e o perfil das instituições e famílias beneficiadas. “A entrega será feita simultaneamente à arrecadação. São casas que lidam com a população mais vulnerável, de crianças e idosos, ONGs que trabalham com esse público que também vão se cadastrar. De fato agora vamos fazer um trabalho de reconhecimento melhor, de cadastramento através do NAV".
Segundo o secretário, o número de pessoas na condição de extrema pobreza dobrou nos últimos quatro anos. “O Estado deve fazer o seu papel, mas também precisamos do apoio da sociedade, numa ação voluntária e vitoriosa”, ponderou o titular da Setas.
Para o governador Pedro Taques, a campanha é uma ação significativa e diferenciada. “A ideia é de que não existe mais interesse público ou particular. Existe, sim, interesse social. Não podemos mais separar o Estado da sociedade. Por isso estamos aqui convidando a sociedade para aderir a esta grande campanha”, frisou.
O presidente da Asmat, Alessandro Morbeck, fez questão de frisar que os supermercados estão empenhados na campanha como pontos de arrecadação, em parceria com a comunidade. “Temos até o momento 64 pontos de arrecadação cadastrados no Estado, sendo 36 supermercados de Cuiabá e Várzea Grande e 28 do interior. Todo alimento arrecadado no dia será retirado pelo Exército Brasileiro e levado para o Ginásio Aecim Tocantins, e de lá destinado à doação. Portanto, não haverá acúmulo de doações”, disse.
O Lions Clube é uma das dezenas de entidades parceiras. “Nós temos uma legião de voluntários de aproximadamente cinco mil pessoas e todos estarão envolvidas na campanha Natal para todos”, afirmou o ex-governador do clube, Antônio Zaga.
Comandante da 13ª Brigada de Infantaria Motorizada, o general de Brigada José Carlos Braga de Avellar, enalteceu a iniciativa do governo. “O Exército Brasileiro tem como ‘lema braço forte e mão amiga’. Portanto, esta é uma oportunidade imperdível de mostrarmos o lado humano do Exército. Fazemos questão de participar desta campanha, grande iniciativa social”.
O arcebispo de Cuiabá, Dom Milton Santos de Figueiredo, abençoou a campanha. “Esperamos que essa nossa filantropia, sob os olhos de Deus, transforme em amor e comunhão. Esta é uma iniciativa que representa uma grande alavanca para mexer com o mundo, para tornar os corações mais generosos, principalmente neste momento de tantas turbulências”.
DOAÇÃO
Durante o lançamento da campanha, o Colégio Isaac Newton deu uma grande demonstração de responsabilidade social ao doar 3 toneladas de alimentos que foram arrecadados pelos alunos que participaram da edição 2015 da Feira Cultural.
A campanha conta com a parceria da Defesa Civil, do Lions, Associação dos Supermercados de Mato Grosso (Asmat), Associação Mato-grossense de Atacadistas e Distribuidores (Amad), Rotary Club, Exército Brasileiro, Associação das Primeiras-Damas dos Municípios de Mato Grosso, Maçonaria e Igreja Católica.
Fonte: Assessoria Setas com adaptações da assessoria da Asmat