Notícias

Temporada de treinamentos

Temporada de treinamentos Neste 1º semestre de 2015, marcado por redução nas vendas e perspectiva de desemprego, os empregadores decidiram apostar na qualificação dos colaboradores que estão na ativa para melhorar a produtividade.

Nos próximos 2 meses, a Federação do Comércio, Bens, Serviços e Turismo de Mato Grosso (Fecomércio) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) promovem o Programa de Melhoria do Atendimento ao Cliente (PMAC) em vários municípios mato-grossenses. O Pmac, realizado em parceria com o grupo Friedman, foi programado para as cidades de Tangará da Serra, Nova Mutum, Cuiabá, Alta Floresta, Cáceres, Pontes de Lacerda, Lucas do Rio Verde, Sinop, Sorriso, Rondonópolis, Primavera do Leste e Barra dos Garças. Voltado para profissionais do varejo e prestação de serviços, o programa oferece treinamento com conceitos focados na excelência em vendas e atendimento. “Com o desemprego aumentando e a receita das empresas caindo, investir em qualificação continua sendo bom tanto para patrões quanto para empregados”, avalia o economista Edisantos Amorim.

Para os trabalhadores, aprimorar os conhecimentos facilita a permanência no emprego e a reinserção no mercado de trabalho, em caso de desemprego. Já para os patrões, com equipes mais “enxutas” é necessário otimizar a produtividade da equipe de colaboradores, pondera o economista.

Em Mato Grosso, os atacadistas e varejistas do segmento de supermercados também promovem capacitações para líderes de vendas e gestores este mês. Até mesmo a sucessão familiar foi tema de treinamentos em abril. Secretária-executiva da Associação Supermercadista de Mato Grosso (Asmat), Tatiane Sanches, explica que o objetivo dos cursos é promover o conhecimento, qualificar, aperfeiçoar, capacitar, apresentar conceitos, teorias e exemplos para uma gestão gerencial produtiva, eficiente e eficaz. “Tudo isso a fim de buscar a excelência na operação de loja, rentabilizando resultados e oferecendo a melhor experiência de compra para o cliente”. A metodologia do curso no varejo, programada para os dias 28 e 29 deste mês em Cuiabá, envolve aulas expositivas e teóricas, dinâmicas de grupo, discussões em sala e apresentação de vídeos e cases de sucessossupermercadistas. O conteúdo programático é segmentado em 4 módulos: Gestão de pessoas; Comercial/ Financeiro; Operação de Loja/Mercadorias e Consumidor & Varejo/ Marketing.

O segmento industrial também mantém os investimentos em qualificação. Este ano, a fabricante de bebidas Ambev prevê destinar R$ 38 milhões em programas de capacitação e treinamento. O montante está direcionado para Universidade Ambev (UA), plataforma que reúne cursos externos e internos destinados a profissionais de todos os níveis hierárquicos da empresa. A UA existe há mais de 20 anos e só em 2014 investiu R$ 35 milhões, realizou 35 programas em módulos presenciais e online e treinou mais de 22 mil funcionários.

Atualmente, a universidade corporativa está dividida em 3 eixos temáticos - Liderança e Cultura, Funcional e Método - e os treinamentos abrangem as áreas de vendas, fabril, marketing, logística, administrativo e financeiro, entre outras.

Fonte: A Gazeta