Varejo gasta mais para atrair clientes
Com a expectativa de vendas fracas para este Natal, os shoppings apostam nos sorteios de carros, viagens e até cartões de débito carregados com milhares de reais para atrair a atenção dos clientes. O presidente do Instituto Brasileiro do Varejo (Ibevar), Cláudio Felisoni, relaciona o crescimento das promoções com a situação difícil do comércio, afetado pela baixa confiança do consumidor e a intenção de comprar menos.
— A maneira de crescer hoje é ‘roubando’ o cliente do outro. Fazer sorteios atrativos é a estratégia mais efetiva que há hoje para crescer — explicou.
A Associação Brasileira de Lojistas de Shoppings (Alshop) estima que as vendas deste Natal crescerão entre 2,5% e 3% em termos reais (já descontada a inflação). Se o número se confirmar, será o pior dos últimos oito anos, calcula Luis Augusto Ildefonso, diretor da Alshop.
O Pátio Paulista, por exemplo, aumentou em 10% seu volume de investimentos para preparar o shopping para o período natalino, chegando a R$ 2 milhões. Parte da cifra foi para propagandas e para a promoção que vai sortear uma BMW modelo X1 entre os clientes que gastarem a partir de R$ 500. Outra parte foi destinada à decoração, que deve colaborar com o aumento de 10% no fluxo de pessoas pelos corredores.
— Foi mais difícil preparar o Natal deste ano que o do ano passado. Mas acreditamos que o retorno do investimento vem com a ampliação das vendas — resumiu Cláudia Lima, gerente de Marketing do Pátio Paulista.
Na região Leste da capital, o cliente que gastar R$ 200 no Shopping Aricanduva vai ganhar um cupom para o sorteio de cinco Nissans Versa e seis Scooters Suzuki. O diferencial é que há o prêmio instantâneo, sem sorteio, de um carregador de portátil de celular.
O Shopping Bourbon, por sua vez, decidiu mudar o prêmio deste ano, apostando no diferente para atrair a atenção dos clientes. Em 2013, o estabelecimento, a exemplo da maioria de seus concorrentes, também sorteou carros. Para este ano, os brindes são dois cartões carregados com R$ 100 mil cada para serem gastos no shopping. Concorre quem gastar pelo menos R$ 500 nas lojas.
— Determinar esse ticket mínimo para a participação do sorteio também acaba estimulando o consumidor a alcançar o valor em suas compras — avaliou Ildefonso, da Alshop.
As populares Casas Bahia também incrementaram em 10% o volume de investimentos em premiações. Este ano, quem gastar R$ 300 nas lojas concorrerá a uma viagem à Disney, com direito a três acompanhantes. E, antes da viagem internacional, os ganhadores passarão dois dias em São Paulo para conhecer os personagens e “entrarem no clima", nas palavras de Flávia Altheman, diretora de marketing da Via Varejo, que administra as Bahia e o Ponto Frio.
O Ponto Frio pela primeira vez vai fazer sorteio entre os clientes. Serão sete Mercedes Classe A e sete conjuntos de produtos tecnológicos (que incluem TV e máquina de lavar).
— Essa é uma maneira de trazer o cliente para perto, criando um vínculo com a marca — disse Flávia.
— A maneira de crescer hoje é ‘roubando’ o cliente do outro. Fazer sorteios atrativos é a estratégia mais efetiva que há hoje para crescer — explicou.
A Associação Brasileira de Lojistas de Shoppings (Alshop) estima que as vendas deste Natal crescerão entre 2,5% e 3% em termos reais (já descontada a inflação). Se o número se confirmar, será o pior dos últimos oito anos, calcula Luis Augusto Ildefonso, diretor da Alshop.
O Pátio Paulista, por exemplo, aumentou em 10% seu volume de investimentos para preparar o shopping para o período natalino, chegando a R$ 2 milhões. Parte da cifra foi para propagandas e para a promoção que vai sortear uma BMW modelo X1 entre os clientes que gastarem a partir de R$ 500. Outra parte foi destinada à decoração, que deve colaborar com o aumento de 10% no fluxo de pessoas pelos corredores.
— Foi mais difícil preparar o Natal deste ano que o do ano passado. Mas acreditamos que o retorno do investimento vem com a ampliação das vendas — resumiu Cláudia Lima, gerente de Marketing do Pátio Paulista.
Na região Leste da capital, o cliente que gastar R$ 200 no Shopping Aricanduva vai ganhar um cupom para o sorteio de cinco Nissans Versa e seis Scooters Suzuki. O diferencial é que há o prêmio instantâneo, sem sorteio, de um carregador de portátil de celular.
O Shopping Bourbon, por sua vez, decidiu mudar o prêmio deste ano, apostando no diferente para atrair a atenção dos clientes. Em 2013, o estabelecimento, a exemplo da maioria de seus concorrentes, também sorteou carros. Para este ano, os brindes são dois cartões carregados com R$ 100 mil cada para serem gastos no shopping. Concorre quem gastar pelo menos R$ 500 nas lojas.
— Determinar esse ticket mínimo para a participação do sorteio também acaba estimulando o consumidor a alcançar o valor em suas compras — avaliou Ildefonso, da Alshop.
As populares Casas Bahia também incrementaram em 10% o volume de investimentos em premiações. Este ano, quem gastar R$ 300 nas lojas concorrerá a uma viagem à Disney, com direito a três acompanhantes. E, antes da viagem internacional, os ganhadores passarão dois dias em São Paulo para conhecer os personagens e “entrarem no clima", nas palavras de Flávia Altheman, diretora de marketing da Via Varejo, que administra as Bahia e o Ponto Frio.
O Ponto Frio pela primeira vez vai fazer sorteio entre os clientes. Serão sete Mercedes Classe A e sete conjuntos de produtos tecnológicos (que incluem TV e máquina de lavar).
— Essa é uma maneira de trazer o cliente para perto, criando um vínculo com a marca — disse Flávia.
Fonte: O Globo