Varejos buscam oportunidades fora das regiões mais centrais do país

Empresa responsável pelo planejamento e comercialização do setor, a Lumine irá inaugurar em novembro deste ano o empreendimento Cantareira Norte Shopping, localizado na zona norte da cidade de São Paulo. Segundo a companhia, o espaço é um bom exemplo dessa situação das atuais construções do setor, que estão se multiplicando nas regiões mais afastadas dos grandes centros e das capitais. O movimento, aliás, tem chamado a atenção do mercado justamente por vir se intensificando nos últimos anos, haja vista a mudança na composição do emprego e renda da maior parte da população, conforme comentários de especialistas e empresários do segmento.
Para o executivo da Lumine, o caso do Cantareira é uma oportunidade bastante singular, numa região pouco atendida pelo varejo, o empreendimento está a 10 km. O novo mall se prepara para atender 700 mil visitantes por mês e irá atender as regiões de Perus, Jaraguá, Brasilândia, Pirituba e Freguesia do Ó, além de alcançar as cidades de Franco da Rocha, Caieiras e Francisco Morato.
Cantareira
Na capital paulista, o novo empreendimento que surgirá na zona norte da cidade contará com uma área bruta locável (ABL) estimada em 27 mil metros quadrados. O empreendimento contará com 220 lojas, incluindo cinco lojas âncoras, quatro megalojas, cinco salas de cinema, área para games, um teatro e uma academia.
De acordo com o sócio fundador da Lumine, Claudio Sallum, além disso, o local terá mais de 1.300 vagas de estacionamento. "Marcas como McDonald's, Renner, Lojas Americanas, Besni, Riachuelo e C&A já garantiram sua presença", ressaltou o executivo.
Sallum afirma ainda que alguns esforços estão sendo realizados justamente para combinar os principais lojistas de franquias nacionais, com aqueles que também possuem um bom relacionamento com o público local. A ideia é atrair esses empresários já estabelecidos na região. Isso mesmo considerando que as lojas que buscam os shoppings têm um valor de custo mais elevado para o empresário que atua com lojas de ruas.
Extremo leste
Outro empreendimento que desponta em uma região pouco atendida pelo setor de shoppings é o Estação Jardim Shopping. O espaço será erguido na Avenida Marechal Tito, entre os bairros de São Miguel e Itaim Paulista, na zona leste de São Paulo. Com previsão de inauguração para maio de 2017, o local terá investimento inicial de R$ 240 milhões e será construído em uma área de 50 mil metros quadrados.
A empresa Enplanta é a responsável pelo shopping e segundo o presidente da companhia, Henrique Falzoni, novas instalações em regiões mais afastadas são a oportunidade para novos empreendimentos. "Nós tivemos a sorte de encontrar um terreno de uma ex-fábrica e constatarmos que a região possui um forte potencial de consumo", comentou.
Conforme Falzoni, o mall mais próximo fica a 15 quilômetros do local, por isso a expectativa é a de atender a um milhão de consumidores. "Embora existam cerca de dois milhões de habitantes não atendidos por um shopping."
O Shopping Estação Jardim terá 32 mil m² de ABL e 200 operações em funcionamento. Cerca de 40% delas já estão locadas. O empreendimento irá gerar mais de 2 mil empregos.
Nordeste
No Nordeste do País, vários empreendimentos também começaram a operar em áreas periféricas. O Arapiraca Garden Shopping, inaugurado no ano passado, reforça o conceito de que empresários seguem atentos a outras regiões do País. Localizado no interior de Alagoas, em Arapiraca, o empreendimento chamou a atenção da companhia Tenco, uma das empresas empreendedoras do espaço, que possui 30.500 m² de ABL.
De acordo com a empresa, o interior alagoano não tinha ainda um empreendimento desse porte e por isso surgiu a oportunidade para atender ao público que ainda não havia sido percebido pelos varejo ampliado. O centro de compras demandou investimento inicial de R$ 230 milhões.
Quem também percebe a manutenção de expansão de empreendimentos de vários portes e locais diferentes dos tradicionais no setor, apesar da economia estar desacelerada, é a Associação Brasileira de Shopping Centers (Abrasce). A entidade prevê investimentos para a chegada dos mais de 26 centros de compras no País e em expansões cerca de R$ 16 bilhões, sendo que 48% concentrados na região Sudeste.
Fonte: DCI