Notícias

Vendas no varejo sobem 4,5% no primeiro trimestre de 2014

Vendas no varejo sobem 4,5% no primeiro trimestre de 2014 Segundo a Pesquisa Mensal de Comércio, divulgada nesta quinta-feira (15) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) no primeiro trimestre de 2014 o varejo registrou um crescimento de 4,5%. O índice também foi o mesmo na comparação no acumulado de 12 meses. A publicação também registrou uma alta de 0,5% na receita nominal, apesar de o comércio varejista ter registrado variação de -0,5% no mês de março deste ano.

A receita obtida com a venda de produtos e serviços expandiu 0,5% entre fevereiro e março e 4,7% na comparação com 2013. No primeiro trimestre, o aumento da receita foi da ordem de 10,3% e de 11,6% em 12 meses até março.

Na relação mensal, três das dez atividades pesquisadas pelo IBGE subiram: Móveis e eletrodomésticos (1,5%); Livros, jornais, revistas e papelaria (1,2%); e Artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos, de perfumaria e cosméticos (0,5%). A maior queda foi de Equipamentos e material para escritório, informática e comunicação (4,5%)

Em relação a março de 2013, cinco atividades avançaram em volume de vendas: Artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos, de perfumaria e cosméticos (9,6%); Combustíveis e lubrificantes (4%); e Móveis e eletrodomésticos (3,8%). Por outro lado, o principal impacto negativo para o índice veio do segmento de Hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo, que desacelerou, mostrando queda de 2,8% nas vendas. O setor de Tecidos, vestuário e calçados também registrou uma queda, de 7,3%.

Ampliado

As vendas no varejo ampliado, que inclui o comércio de veículos, motos, partes e peças e de material de construção, em volume, registraram queda de 1,2% em março ante fevereiro. Na comparação com o mesmo período do ano anterior, o indicador caiu 5,7%. Em relação à receita, as vendas no varejo ampliado recuaram 0,1% em março em relação ao mês anterior e 0,4% ante 2013. No primeiro trimestre, o resultado subiu 2,1% em volume de vendas e 7,2% em receita.

Fonte: Portal Brasil