Vendas nos supermercados crescem 0,8% em fevereiro, aponta IBGE

O segmento de Hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo, que responde por cerca de 50% do total do varejo, teve elevação de 0,8% nas vendas após três quedas consecutivas, período em que acumulou uma perda de 3,7%.
Outro crescimento substancial foi o de Móveis e eletrodomésticos com alta de 5,0%, depois de uma perda acumulada de 13,2% nos meses de dezembro e janeiro.
As demais taxas positivas foram de Combustíveis e lubrificantes (0,6%) e Artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos, de perfumaria e cosméticos (0,3%). Na direção oposta, houve retração no volume vendido por Tecidos, vestuário e calçados (-2 8%); Livros, jornais, revistas e papelaria (-2,4); Equipamentos e material para escritório, informática e comunicação (-1,3%) e Outros artigos de uso pessoal e doméstico (-0,1%).
No comércio varejista ampliado, a alta de 1,8% em fevereiro ante janeiro foi influenciada pelos avanços nas atividades de Veículos e motos, partes e peças (3,8%) e Material de construção (3,3%).
Revisões
O IBGE também revisou a taxa do volume de vendas do varejo em janeiro ante dezembro de 2015, que passou de -1,5% para -1,9%. O resultado de dezembro ante novembro também foi revisto, de -2,7% para -2,3%, enquanto o de novembro ante outubro saiu de 0,5% para 0,3%, e o de outubro ante setembro passou de 0,6% para 0 5%.
Já a taxa do varejo ampliado, que inclui as atividades de veículos e material de construção, foi revisada em janeiro ante dezembro de 2015 de -1,6% para -1,5%; a de dezembro ante novembro saiu de -1,0% para -0,8%; a de novembro ante outubro passou de 0,4% para 0,5%.
Fonte: Estadão Conteúdo - Brasil Econômico